GEOGRAFIA DO GAMA



                       Introdução
     Iremos apresentar a geografia do Gama, onde iremos falar sobre os setores e quadras do Gama. 



           Desenvolvimento
   Gama encontra-se em Distrito Federal, com coordenadas GPS 16º01 ' 34''5 e 48º03'45'' W de latitude e longitude, em uma elevação de 1,126 metros acima do nivel do mar (SRTM3) e tem uma diferença horaria de -3.0 UTC/GMT.
O Gama foi projetado para ter cinco setores, sendo que cada um com uma especialidade diferente.
    Os limites da Região Administrativa do Gama são formados ao sul, Paralelo 16º03`S e limita a Região com os Municípios de Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama do Estado de Goiás. O Rio Descoberto faz o limite oeste , a leste limita a Região Administrativa de Santa Maria e ao Norte limitam as Regiões de Recanto das Emas, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante. Os Decretos nºs. 11.921/1989, 14.604/1993 e 15.046/1993 fixaram os limites das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A região administrativa ocupa uma área de 276,34 km² e tem 15,37 km² de área urbana, situada 30 km a sudoeste de Brasília.
     O clima da Região Administrativa do Gama, que é o mesmo do Distrito Federal, caracteriza-se por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase total de chuvas, no inverno, que vai de maio a setembro; e outro chuvoso, as abundância de águas no verão acabou com a substituição das florestas pela cana, que ia de outubro a abril, com uma precipitação pluviométrica anual que excedia os 1.500 mm, caiu 65% e pode diminuir ainda mais, sendo necessário o racionamento de água. A temperatura média anual que era de 23º C, sendo os meses de Setembro e Outubro são os mais quentes e os meses de Junho e Julho os mais frios. A umidade relativa média anual é de 55%, porém nos meses mais secos, que são Julho e Agosto, chega a uma média de 18%, este número devido a pouca humidade do ar devido a falta de chuva e de árvores, pode chegar a níveis desérticos.
   O relevo da região, em quase sua totalidade, é suave plano e suave ondulado, tendo como característica própria um grande vale, denominado Vale do Tamanduá. As variações altimétricas do relevo, de acordo com Atlas do Distrito Federal da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central - CODEPLAN, apresentam níveis correspondentes: Superfícies planas, nas cotas acima de 1.200 m, sendo 1.271 m altitude máxima aproximada, cobertas predominante por cerrado e cerradão; Superfície, nas cotas de 1.000 a 1.200 m, coberta por cerrado ralo, cerrado, cerradão e algumas manchas de mata ciliar; e Superfície, nas cotas inferiores a 900 m, indo até 1.000 m, coberta por cerrado ralo, mata sub-caducifólia e algumas manchas de mata ciliar. A Região Administrativa do Gama apresenta solos, em sua maioria, ácidos e com baixa fertilidade, predominando solos com horizonte B dos tipos câmbico, latossólico e textual, bem como algumas manchas de solo hidromórfico e, em pequena quantidade, os solos aluviais, situados nas baixadas às beiras dos ribeirões e córregos.
  A principal saída da cidade se dá ao norte pela DF-480 que liga até a DF-003 EPIA - Estrada Parque Indústria e Abastecimento (depois de passar ou pela EPIP ou pela DF-001), dando acesso à Brasília. À nordeste a DF-483 liga ao centro de Santa Maria. Ao sul, a DF-290 liga as cidades de Santa Maria e Novo Gama e também dá acesso às BR-040 e BR-060. A zona rural da cidade conta com a DF-475 recentemente asfaltada sendo a única saída do lado oeste próxima ao cemitério.
 O Gama foi projetado para ter cinco setores, sendo que cada um com uma especialidade diferente.
   Existem áreas residenciais e comerciais no Setor Oeste. Já no Setor Leste, o que predomina é o comércio e indústria, além das moradias, sendo que no Norte e no Sul foi criada a parte nobre da cidade com lotes maiores, ficando o setor Sul como "setor de mansões da cidade do Gama" destinada para áreas de moradias. No Setor Central, o comércio é forte, com grande movimentação de pessoas e facilidade para encontrar estabelecimentos com nomes famosos. Também existe o chamado Setor Industrial. Teoricamente pertence ao Setor Leste, mas com a construção civil já fortemente presente nesse ponto e também voltada para habitação, além de indústrias, fábricas e oficinas tem se consolidado como um setor independente e autônomo.
Atualmente a cidade conta com nove setores sendo eles:
Setor Leste
Setor Central
Setor Industrial
Setor Norte
Setor Oeste
Setor Sul
Vila DVO Cidade Nova
Ponte Alta Sul
Ponte Alta Norte
                  Conclusão

    A região administrativa, assim como as outras do Distrito Federal, foi criada para alojar as pessoas residentes em invasões ou núcleos populacionais provisórios, solução encontrada para abrigar o excedente populacional em virtude da construção de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário