CINE ITAPUÃ



                    CINE ITAPUÃ
Introdução
   O Centro Cultural Cine Itapuã, conhecido so­mente como Cine Itapuã, é um cinema/centro cultural localizado na Praça Lourival Bandeira (Praça Cine Itapuã), na cidade do Gama. Atu­almente está desativo e abandonado, mas não esquecido pela população.

                                                                                                          
           Imagem de 2016.

HISTÓRIA
   Inaugurado pela Empresa Cinematográfica Paulo Sá Pinto, no dia 28 de Março de 1961, o Cine Itapuã foi o segundo cinema a ser inaugu­rado em Brasília.
  Em 1986, o Cine Itapuã foi comprado por um grupo de lojistas locais que doaram o espaço para o GDF, para evitar que este fosse comprado por uma igreja. Dois anos depois o cinema foi recuperado, pois já apresentava sinais de de­cadência, e sob a administração do Cine Club Porta Aberta foi reinaugurado. O espaço pas­sou então a, além de exibir filmes, ser palco para apresentações de teatro e música, pales­tras entre outras atividades culturais.




Imagens dos anos 1980. 

SITUAÇÃO DE ABANDONO
   O Cine Itapuã foi desativado como cinema nos anos 1990. O espaço chegou até a passar por uma pequena reforma em 2001, pois ali ainda havia algumas apresentações teatrais, porém a última foi em 2005, e desde então o espaço está fechado.
   A população do Gama vinha pedindo a revitalização do Cine Itapuã há algum tempo. Porém a Administração Regional do Gama e GDF somente conseguiu regulamentar oficialmente a doação feita no ano de 1986 em 2012. A regulamentação era necessária para a revitalização.

                                                                 Imagem feita por uma reportagem do SBT em 2011.

AUDIÊNCIA PÚBLICA E REVITALIZAÇÃO
   Foi um ano depois da regulamentação, em 2013, que houve uma primeira Audiência Pública onde a Administração Regional do Gama juntamente com moradores do Gama discutiu a revitalização do Cine Itapuã. O início das obras era prometido para 2014. Porém isso não aconteceu. Houve outra Audiência Pública com a mesma finalidade em 2015. Em 2016 o Cine Itapuã foi tombado como Patrimônio Cultural e Material do DF.
   Foi apenas no dia 8 de outubro deste ano (2017), que foi reinaugurada a Praça do Cine Itapuã (chamada agora de Praça Lourival Bandeira), após uma reforma. Segundo a Administração Regional do Gama, esse é a primeira etapa do projeto para revitalizar o espaço. A segunda etapa é reformar e reinaugurar o Cine Itapuã como centro cultural.


Imagem de 2017 da Praça Cine Itapuã (atual Praça Lourival Bandeira)

Conclusão.
   O Cine Itapuã foi por muito tempo um espaço para lazer e entretenimento para os moradores Gama, e faz parte da infância e adolescência de muitos dos atuais moradores da cidade.
   No quesito cultura e lazer, a reforma e funcionamento do cinema e de centros culturais como o Cine Itapuã, seriam de benefício para a população e para os artistas gamenses que muitas vezes vão à outra cidade, onde é mais fácil realizar e exibir seus projetos.
   A ausência do Cine Itapuã é algo que prejudica muito a cultura na cidade do Gama nos dias de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário